Google Website Translator Gadget

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Flyboard Air: A prancha voadora de Franky Zapata




A “hoverboard” é uma prancha voadora com que muitos sonham desde o filme “Regresso ao Futuro 2”. Existem modelos, mas o aparelho ainda pertence, em grande medida, à ficção. A acreditar no protótipo que o antigo campeão de jet-ski Franky Zapata demonstrou no Porto Velho de Barcelona, em breve o sonho pode ser uma realidade ao alcance de muitos.
O protótipo é capaz de voar a uma altitude de 10.000 pés e atingir a velocidade de 150 km/h. Desenvolver os turborreatores e criar os algoritmos para estabilizar o aparelho foi algo que levou dois anos a fazer: “Ao inclinar o meu corpo para a frente, para trás ou para um dos lados, estou a controlar a direção, mas também a estabilidade. Para ir para um dos lados, basta-me mexer o corpo e mudar o centro de gravidade. O impulso na prancha muda o centro de gravidade. Se mexemos as pernas assim, a gravidade está na prancha. Se ficamos direitos, fica no corpo, na zona da barriga. Ajustamos o centro de gravidade como nos mexemos, mas isso é o que já fazemos todos os dias, ao andar. é algo muito intuitivo”, explica Zapata.
O protótipo chama-se Flyboard Air e está a despertar a atenção dos especialistas. Há quem diga que redefiniu o conceito de “hoverboard”.
...