Um toureiro morreu neste sábado, 9 julho 2016, na Espanha após ser chifrado durante um espetáculo transmitido ao vivo na TV.
Victor Barrio, de 29 anos, teve o peito perfurado por um touro na cidade de Teruel, no leste do país.
Ele se tornou o primeiro toureiro a morrer em uma arena espanhola neste século - o último caso havia sido o de José Cubero, o Yiyo, em 1985.
Imagens registradas por emissoras de televisão mostram o touro jogando Barrio para cima antes de atingir o lado direito de seu peito com o chifre e arremessá-lo violentamente.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prestou condolências no Twitter.
Na mesma rede social, a arena Las Ventas, de Madrid, onde Bairrio começou sua carreira, afirmou estar "angustiada e muito emocionada" com a morte.
Segundo o jornal espanhol El País, 134 pessoas, incluindo 33 toureiros, foram mortas por touros no país durante o último século.
No ano passado, o famoso toureiro Francisco Rivera Ordonez, conhecido como Paquirri, foi gravemente ferido enquanto participava de uma tourada em Huesca, no nordeste espanhol.
Tradição
Cerca de 2 mil touradas são realizadas anualmente na Espanha, mas os números estão diminuindo - após as Ilhas Canárias, a Catalunha se tornou a segunda região do país a banir a tradição.
Para os opositores da prática, ela é bárbara e cruel. Fãs, por sua vez, afirmam se tratar de um costume antigo e profundamente enraizado na história nacional - entre os que pensam assim está o primeiro-ministro.
O homem morto durante a corrida de rua em Pedreguer teria sido atingido enquanto tentava ajudar outro participante da corrida, afirma a imprensa espanhola. Ele teria sido chifrado no pescoço e no abdôme.
Na corrida de San Fermin, em Pamplona, um japonês de 33 anos foi atingido no peito, e um local, no braço. Outras 12 pessoas ficaram feridas, segundo o governo regional.
- Crédito de imagem: REUTERS
- Reportagem: BBC Brasil/Internacional
* Atingido por chifrada no peito, toureiro é o 1º a morrer em arenas espanholas no século