Uma tentativa de fuga dramática. É o que imagens divulgadas pelo Comando das Nações Unidas mostram na Coreia do Norte, onde um soldado desertor acabou ferido por colegas de farda ao tentar entrar na Coreia do Sul. O caso foi registrado em 13 de novembro.
O homem aparece dirigindo um veículo em direção ao país vizinho, mas acaba perseguido por outros soldados, abandona o jipe em que estava e tenta seguir a pé.
Ele é, no entanto, atingido por disparos enquanto atravessa para o território sul-coreano e, depois de cair sobre um monte de folhas, acaba arrastado por soldados sul-coreanos para longe da fronteira.
Aproximadamente 30% dos desertores da Coreia do Norte são do sexo masculino. Os homens são obrigados a servir por 10 anos, no que é considerado o serviço militar obrigatório mais longo do mundo.
A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do planeta.
Vive praticamente isolado do resto do mundo e ganhou holofotes neste ano devido a um programa de armas que tem preocupado a comunidade internacional.
O problema é que o país – que se tornou uma ditadura com traços stalinistas - tem desenvolvido armas nucleares.
Imagens de satélite divulgadas nesta semana mostram que um “programa secreto” de lançamento de mísseis a partir de submarinos está sendo desenvolvido.