Além de prejuízos de milhares de euros em plantações e infraestruturas, ratos são transmissores de doenças que ameaçam o ser humano.
Será que conseguiremos derrotar os roedores através da tecnologia?
Em Birmingham, os cientistas estão à procura de uma resposta.
Um dispositivo eletrônico que utiliza sensores de luz para provocar a pulverização, exatamente no momento certo, está sendo desenvolvido, já que os roedores dosam as quantidades de alimentos, que mesmo envenenados, não os mata.
Andrew Ingham, é investigador na Universidade de Aston:
“Este é um dos primeiros sistemas comerciais em spray para matar ratos… Mata-os quando a toxina é absorvida através da pele. Realizamos todas as experiências in vitro no laboratório, numa membrana modelo que representa a pele dos ratos. Uma vez otimizadas todas as diferentes fórmulas, vamos selecionar a melhor maneira de transferir a vitamina através da pele.”
Os cientistas criaram uma fórmula baseada em vitamina D, segura para animais comuns, mas mortal para os ratos porque não a conseguem metabolizar.
O sistema consegue detetar quando é que o rato está debaixo da lata. Não funciona, se não for um rato, ou se dois ratos tentarem entrar dos dois lados.